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GANHE MASSA MUSCULAR SIM, MAS GANHE SAÚDE TAMBÉM

Artigos / 12 Mai 2015



Disciplina, dedicação e paciência são essenciais para ganho de massa muscular com saúde. Não se deixe levar por promessas milagrosas: se isso resolvesse, o mundo não estaria com taxas tão elevadas de obesidade e doenças graves.

Se o seu objetivo é ganho de massa muscular foque em três pontos: alimentação, treino e repouso. Para seu corpo fazer anabolismo ele necessita de nutrientes saudáveis e na quantidade ideal para o seu caso (isso é individual!), necessita também de fortes treinos e, então, do repouso.
Fazer reeducação alimentar é essencial - isso não é frescura. É a partir dela que você ganhará, ou não, massa muscular e obterá melhora da performance.
Lembre- se também da água: hidratação é essencial à saúde e importante no ganho de massa muscular.
Procure fazer de 5 a 6 refeições ao dia, para manter constante sua glicemia e evitar picos e quedas da glicose e da insulina. Para essas refeições, componha seu cardápio de alimentos ricos em proteína animal, carboidratos e gorduras boas. São eles:
- FRANGO - Excelente fonte de vitaminas do complexo B, em especial B2, B6 e B12, que são necessárias para o metabolismo energético e, consequentemente, para um saudável e eficiente ganho de massa muscular. O frango também possui enzimas e altas concentrações de aminoácidos essenciais para a construção muscular.
- OVO: considerada uma proteína completa e de alta qualidade, pois possui aminoácidos com importantes funções na reparação dos tecidos musculares rompidos durante a atividade física. É rico em albumina que auxilia no ganho e na recuperação muscular. O importante é consumir clara e 1 gema do ovo por dia - essa combinação  é garantia de energia, ganho de massa muscular com qualidade, aumento da performance, boa saúde músculo- esquelética e reposição de antioxidantes.
- Peixes ricos em ômega 3- bacalhau, truta, salmão, sardinha, atum, cavala, arenque e outros peixes de água gelada são ricos em ômega 3. Esse ácido graxo é anti-inflamatório, pode diminuir dor no pós treino, auxilia no ganho de massa muscular e previne a perda de massa magra.
- cacau em pó orgânico sem açúcar: aumenta os níveis de óxido nítrico - quanto mais óxido nítrico, mais vaso dilatação, mais chegada de energia e oxigênio nos órgãos e músculos e maior ganho de massa muscular - com certeza.
- Aveia: A fibra solúvel presente na aveia, conhecida como ß-glucana, é responsável pela maioria dos benefícios do alimento. A ß-glucana retarda o esvaziamento gástrico que resulta na sensação de saciedade, auxiliando no controle de peso. Antioxidante, a aveia garante mais energia e vitalidade, sendo uma excelente dica para ter mais disposição antes dos treinos. O cereal ainda ajuda a reduzir a ansiedade, aumentar a saciedade, prevenir o esgotamento mental, a insônia e o intestino obstipado.
- óleo de coco - composto de triglicérides de cadeia média (TCM) que faz com que os ácidos graxos plasmáticos sejam 'queimados' enquanto os carboidratos sejam 'poupados'. Com isso, o atleta tem mais energia, metabolismo mais acelerado, disponibiliza mais gorduras para serem queimadas e aumenta o ganho de massa muscular. Possivelmente os TCMs possuem um efeito anticatabólico por sua fácil conversão energética, poupando a massa muscular.
- Azeite- de- oliva extravirgem: rico em ômega 9, irá trabalhar na manutenção do organismo, regulação hormonal e produção de energia. A conseguência disso é ganho de massa muscular.
- banana - É pratica e fornece importantes benefícios. É uma boa fonte de potássio e vits. B6 e B9 que são essenciais para o ganho de massa muscular. A sua falta pode causar problemas de ritmo cardíaco, fraqueza muscular e as famosas câimbras.

Quer uma receita saborosa para incluir esses itens em seu cardápio?
Panqueca proteica
- 1 ovo caipira - de preferência orgânico;
- 5 claras de ovo caipira ou 65 ml de clara de ovo líquida;
- 2 col. (de chá) de óleo de coco extravirgem;
- 100g de aveia em flocos.  
Modo de preparo: Misture o ovo, a clara e a aveia no liquidificador. Unte a assadeira com óleo de coco extravirgem e adicione os ingredientes depois de misturados no liquidificador. Deixe em fogo baixo por 8 a 10 minutos - confira quando a panqueca já estiver toda cozida. Pronto. Para adicionar à receita e deixá-la saborosa, protéica e sempre diferente, experimente adicionar frango, atum, banana com cacau em pó orgânico ou, simplemente, adicione 1 'fio' de azeite sobre o omelete e salpique orégano.

Com boa alimentação, você tem mais saciedade, maior controle sobre o apetite, acelera o metabolismo (termogênese) e estimula hormônios e enzimas. O resultado é ganho de massa muscular, diminuição de gordura corporal, maior desempenho mental, bom humor e maior concentração.

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